25
Nov

Crônicas de Arthur – Bernard Cornwell

Postado por alexandre, às 17:19h

cornwell

Certamente vocês conhecem ou ouviram falar de Arthur, Excalibur, Távola Redonda, Merlin, Morgana, Lancelot, etc. São vários filmes, diversos livros(Brumas de Avalon é um bom exemplo), desenhos, que retratavam do universo Arturiano.

Pois bem, segue uma recomendação de leitura, daquelas que você começa e não consegue parar.

As Crônicas de Artur é uma trilogia de livros( O Rei do Inverno, O Inimigo de Deus e  Excalibur) escrita por Bernard Cornwell sobre a lenda do Rei Artur. A história é escrita como uma mistura de ficção histórica e mitologia Arturiana.

O protagonista da história é Derfel Cadarn (pronuncia-se Dervel), um saxão adotado por Merlin, o maior de todos os druidas. No decorrer da história, Derfel torna-se guerreiro e um dos grandes senhores da guerra de Artur em sua guerra contra os saxões.

O legal é que Cornwell tem uma narrativa detalhada, sem ser cansativa e conhece a época e por isso consegue colocar o leitor no contexto e cenário da época. Os personagens não são fantasiosos, mágicos, etc. Ele consegue integrar a magia inerente do mito a um contexto histórico, em doses bem interessantes e “deixa para o leitor interpretar e decidir se a magia descrita na história é real ou apenas um conjunto de coincidências, psicologia e tecnologias primitivas.”

Li os dois primeiros e recomendo muito ! Antes de ler o terceiro, tive de iniciar A Guerra dos Tronos, que prometo falar assim que terminar o primeiro livro. Estava ficando muito pra trás na saga de George RR Martin e tive de pedir a Cornwell pra esperar um pouco.

Deixe seu comentário
Tags:
1 Comentários
Copyright © 2012 TocaDoNerd.com.br - Blog Nerd