29
Nov

Metrô, o melhor meio de transporte

Postado por alexandre, às 20:10h

Estava em São Paulo estes dias. Morei lá por quase dois anos, mas há dez anos atrás.Fazia bastante tempo que não andava de metrô. Eu sempre achei o melhor meio de transporte de todos e esse reencontro só me fez reafirmar esta antiga impressão.

A quantidade de carros hoje é muito grande nas grandes capitais e trãnsito é um problema comum.

O metrô de São Paulo é excelente e é a válvula de escape para este problema. Claro que não tenho outros parâmetros de comparação(além do metrô de SP, andei rapidamente no metrô do RJ, mas foi algo muito pontual), a não ser com outros tipos de transporte.

São Paulo não sobreviveria sem o metrô. O volume de pessoas é absurdamente grande e este atende muito bem. Trens limpos, organizados, confortáveis(claro que existe o aperto na hora do rush), cobrem uma parte boa da cidade.

A conjugação com sistema ferroviário e com os onibus aumenta ainda mais a capacidade de locomoção. Se voltasse a morar aqui, certamente o carro ficaria mais na garagem.

Outro aspecto são as estações. Bem sinalizadas, com um grande número de profissionais cuidando da orientação dos passageiros, segurança e limpeza. Sei que existem assaltos, roubos, mas vejo inumeras pessoas com seus tablets e celulares assitindo filmes, séries(é verdade !). Imagino isso em Salvador…Aliás não consigo imaginar.

Aqui, muito breve a situação vai chegar a um limite e entraremos no caos absoluto. O metrô é uma piada de mau gosto, tem 10 anos e ainda não foi entregue. Fora que a distância que atende é digna de um programa humorístico. Isso leva a uma quantidade absurda de onibus nas ruas, o que contribui ainda mais com os enormes engarrafamentos. E sem falar que o serviço prestado é absurdamente ruim.

É uma pena, pois com um metrô que cortasse a cidade, com estações estrategicamente definidas, a qualidade de vida em Salvador cresceria absurdamente.

Deixe seu comentário
Tags:
Nenhum comentário
Copyright © 2012 TocaDoNerd.com.br - Blog Nerd