29
Jan

Santa Maria-Rs – Momento de Reflexão

Postado por alexandre, às 9:10h

Após a ampla divulgação e massificante cobertura sobre a tragédia ocorrida em Santa Maria-RS, convido a todos para uma reflexão. Acho que é mais do que normal divulgar a notícia, apresentar fatos, mas acho(estou colocando uma opinião pessoal) que deveriam ter alguns cuidados no tratamento de uma notícia que envolva uma catástrofe.

Acho o papel da imprensa fundamental, mas o objetivo da mesma deveria se limitar a narrar o ocorrido e divulgar dados relevantes. O que normalmente ocorre é uma exploração absurda, que muitas vezes leva até mesmo a um tom masoquista na divulgação do sofrimento alheio. É importante noticiar principalmente para  alertar as autoridades e proprietários de estabelecimentos quanto a importância dos mecanismos de segurança, da fiscalização etc, da responsabilidade que cada um tem, ao gerir um negócio assim. Mas não só numa casa noturna. Vem desde uma escola, um hospital, uma clínica, o que quer que seja.

O segundo ponto que não concordo são com alguns setores da imprensa, digo até uma boa parte, que não se satisfaz na exploração do fato, mas assume um tom de juiz e emite opiniões quando as investigações ainda estão em andamento. A caça por culpados é notória. Foi a banda que usou um artefato inflamável, foi o proprietário que não renovou a licença, foi o segurança que barrou inicialmente a saída, enfim alguém tem de ser responsabilizado. Pergunto: isso se faz pra evitar novos episódios ou para dar um retorno a uma platéia que assiste no sofá, corpos e mais corpos sendo retirados em caminhões frigoríficos e parentes desesperados?

Culpar alguém vai diminuir a dor? Existe um único culpado? Um conjunto de erros levaram a isso. Justiça tem de ser feita, a lei deve ser cumprida, mas por que ao invés de agora estar querendo um pescoço na forca, a imprensa raramente produz uma reportagem preventiva que por exemplo, mostrasse a insegurança, a falta de fiscalização, os riscos destes ambientes antes que estes viessem a ocorrer? As reportagens que se prestaram a fazer em casas noturnas foram de azaração entre jovens, com quantos eles ficavam numa noite, e outras futilidades imbecis etc. Tenho certeza que vocês já viram pelo menos umas três reportagens assim.

Culpa neste episódio? Todos tem uma parcela. Orgãos que não fiscalizam ou fiscalizam mal, clientes que nunca observam estes cuidados(eu me incluo), donos que negligenciam segurança, etc.  Aposto que já tem um monte de gente com camarote comprado pro carnaval. Tem um em Ondina que terá show do Chiclete com Banana e previsão de 5000 pessoas em cima daquela estrutura.

Hoje já estão noticiando nos jornais locais(Salvador-Ba) o fechamento de alguns estabelecimentos que funcionam há muito tempo. Borracharia no Rio Vermelho, fecharam!  Já estão falando da Padaria também no Rio Vermelho.  Acho que se for por irregularidade, não restarão muitas opções na noite de Salvador.

Enfim, voltando a Santa Maria, exploração do sofrimento, exibição de corpos cobertos, incitar a opinião pública , buscar culpados. Essa linha de jornalismo eu não concordo.

Meus sentimentos e minhas orações as famílias destas vítimas, que com certeza jamais serão as mesmas, pois também morreram em parte com estas perdas.

Related posts:

Deixe seu comentário
Tags:
Nenhum comentário
Copyright © 2012 TocaDoNerd.com.br - Blog Nerd