14
Dec

A Guerra Fria acabou, mas a ameaça continua viva.

Postado por alexandre, às 17:15h

Nos últimos dias, uma das notícias que tem chamado atenção, diz respeito aos testes de mísseis de longo alcance pela Coréia do Norte.

Vivi o período de parte da guerra fria. Lembro, apesar de que ainda não tinha pleno entendimento do assunto, do medo existente na sociedade em relação as tensões entre EUA e URSS.

Em 1983, foi lançado o filme O Dia Seguinte que narrava a guerra nuclear entre estas duas potências. Num mundo onde a tensão era grande, este filme fez enorme sucesso e causou grande desconforto a todos.

A URSS caiu, a Guerra Fria acabou, mas a ameaça continua viva. Muitas discussões sobre desarmamento já foram feitas, muitos acordos assinados, mas ainda vivemos focos de grande tensão e o que na minha opinião é preocupante, passando por países de governos autoritários e até imprevisíveis.

Temos países que dispõem armamentos nucleares, mísseis intercontinentais e que vivem em constante tensão. India e Paquistão por exemplo é uma constante preocupação entre as autoridades mundiais.

As disputas no mar da China oriental entre China e Japão é outro foco de tensão.China e Japão disputam a soberania das ilhas situadas 200 km a noroeste de Taiwan e 400 km a oeste de Okinawa (sul do Japão).

Agora estes testes de mísseis pela Coreia do Norte reacende o temor.

A Coreia do Norte lançou, com sucesso, na última quarta, o míssil de longo alcance “Unha-3”, colocando em órbita um satélite de observação terrestre.   Embora garantam que se trata de um plano pacífico, a comunidade internacional alega que o projeto pode estar relacionado com tecnologia de mísseis balísticos.

Anúncios de armamentos e testes desta natureza são uma forma de  intimidação contra seus desafetos, mas quando temos governos autoritários com o poder de pressionar o botão vermelho, se não assusta, pelo menos deixa a todos preocupados.

Related posts:

Deixe seu comentário
Tags:
Nenhum comentário
Copyright © 2012 TocaDoNerd.com.br - Blog Nerd