4
Jan

Hiroshima e o maior ataque de tubarões da história

Postado por alexandre, às 20:26h

O maior ataque de tubarões da história está relacionado a 2a guerra. Um navio de guerra USS indianápolis afundado por um submarino japonês, lançou ao mar 880 homens, dos quais apenas  317 sobreviveram, principalmente incessantes e terríveis ataques de tubarões.

Em 1945, o USS Indianapolis encarregado de transportar peças para construção da bomba atômica que seria lançada dias depois em Hiroshima, retornava de seu objetivo, quando foi atingido por dois torpedos de um submarino japonês(I-58) às 00:14h do dia 30 de Julho de 1945, e demorou pouco mais de dez minutos para afundar.

Os 880 sobreviventes lançados ao mar estavam distribuídos entre poucos botes e coletes salva-vidas a espera do resgate, no entanto por se tratar de uma missão ultra secreta, poucos conheciam sua rota, por conta disto, demorou bastante para se descobrir a tragédia.

Ao nascer do sol do primeiro dia, aproximadamente 100 homens já haviam sido mortos nos ataques.A noite ouviam-se apenas os gritos das vítimas. A maioria dos ataques foi feita pelos agressivos tubarões tigre. Os sobreviventes se agruparam em pequenos grupos e procuravam afugentar os animais que se aproximavam, algumas vezes com sucesso, no entanto nem sempre foi possível escapar.

Outra estratégia foi usar o corpo dos mortos(de fome ou desidratação) para “alimentar” os animais, de forma “poupar” os sobreviventes. Imagine o que é lançar um amigo, ainda que morto para um cardume de tubarões.

Quatro dias depois de forma totalmente acidental, foram avistados pelo Tenente Wilbor Gwinn, durante um vôo de rotina e então resgatados.

Curiosidade da tragédia, o navio foi atacado facilmente porque não cumpria a técnica de zigzag que deveria ser utilizada por navios em guerra, que dificulta o ataque por torpedos. O Capitão Charles Butler McVay admitiu ter falhado em não fazer o “zigzag” na audiência da Corte Marcial. Abalado mentalmente, suicidou-se em 1968.

Outra pergunta que jamais saberemos responder é o que teria acontecido com o mundo se este ataque japonês tivesse acontecido na ida e não na volta da missão. A bomba de Hiroshima não teria sido lançada, pelo menos naquela ocasião e a história certamente teria tomado outro rumo.

No filme Tubarão(Jaws, de 1975), este episódio é relatado pelo pescador Quint que na história, havia sobrevivido a este episódio.

Related posts:

Deixe seu comentário
Tags:
Nenhum comentário
Copyright © 2012 TocaDoNerd.com.br - Blog Nerd