19
Dec

Guerra dos Tronos !!!

Postado por alexandre, às 16:38h

Guerra dos Tronos

Acho que sou uma das poucas pessoas que ainda não havia mergulhado de alguma forma no mundo de Game of Thrones ou Guerra dos Tronos. Das pessoas que conheço, quem ainda não havia lido, tinha ido direto pra série de TV “Game of Thrones” produzido pela HBO.

Eu sou do tipo de nerd que não assisto se não tiver lido o livro.Aproveitei minhas muitas horas de avião e parti pra leitura “agressiva” e engoli o primeiro volume “As Crônicas de Gelo e Fogo“. E sem esperar, iniciei o volume 2, A Fúria dos Reis, ao mesmo tempo que comecei a ver a primeira temporada da série de TV. Não podia ter feito algo melhor.

Inicialmente havia pensado em escrever dois posts, um do livro e outro da série, mas confesso que pelo menos no que diz ao primeiro volume e a primeira temporada, não consigo dissocia-los, tamanha felicidade dos produtores David Benioff e D. B. Weiss na adaptação do primeiro livro, As Crônicas de Gelo e Fogo.

Primeiro vou falar minha impressão sobre o livro. Mesmo depois de 100% opiniões positivas de pessoas próximas, ainda assim, não criei expectativas, afinal superar a saga Senhor dos Aneis de Tolkien é algo difícil em minha cabeça. Desculpe-me, mas é inevitável a comparação com a saga do Senhor dos Aneis ! Não a história, óbvio, mas como fonte de inspiração.

Fui de fato surpreendido e positivamente. A leitura é dinâmica, construída em cima de muitos personagens, o que a princípio poderia ser um aspecto ruim, mas que George R.R. Martin conseguiu transformar num aspecto muito positivo pra sua obra. Personagens ricos, inúmeros povos, princesas, arqueiros, cavaleiros, anões, selvagens, etc. Bebe da fonte de Tolkien, fato ! George R. R. Martin, detalha seus personagens, dando traços fortes as suas caraterísticas de personalidade, caráter, etc, diferenciando de outras obras cujos personagens são superficiais. Em Guerra dos Tronos, as personalidades se destacam.

Outro aspecto importante e que dá um diferencial a saga, é que não existe um protagonista. Existem vários protagonistas, que seguem uma história sob a ótica de cada um no contexto como todo. E como George Martin consegue viabilizar isto? Simplesmente quebrando o livro em capítulos com o nome dos principais personagens e daí consegue conduzir a todos na trama num paralelismo temporal. Simplesmente fantástico !

O cenário também é muito bem trabalhado. Paisagens diversas muito bem detalhadas, transportam o leitor para o frio congelante da grande muralha, passando por florestas, reinos diferentes, montanhas, etc. Um universo particular, assim como a Terra Média de Tolkien. Fato !

As Crônicas de Gelo e Fogo tem uma trama de disputas políticas, algo muito mais “adulto” que a saga de Tolkien, cercada por sutis elementos fantásticos, que aos poucos vão se revelando e aumentando de intensidade. Senhor dos Aneis é completamente fantasioso, com Hobbits, Elfos, Ogros. A Guerra dos Tronos é feito por seres humanos, mas cercados de lendas que o leitor a princípio não sabe se são apenas lendas. Aqui faço uma menção a Bernard Cornwell que sempre deixava o leitor na dúvida.

Crônicas de Gelo e Fogo

No começo, a grande quantidade de personagens, nomes complicados e relacionamentos familiares, pode atrapalhar um pouco, mas logo nos acostumamos e a leitura simplesmente flui. Pois bem, devorei o livro. E assim como fiz com Senhor dos Aneis, somente depois que concluí, parti para a série de TV.

Resultado ? Explodi a cabeça. A série , pelo menos nesta primeira temporada é muito fiel ao livro. Transportar a riqueza do livro pra TV é uma missão ingrata, mas o diretor conseguiu o melhor que seria possível, na minha modesta opinião. A série prende, o elenco consegue transportar para as telas a riqueza dos personagens do livro, salvo algumas breves exceções.

A curiosidade é que Eddard Stark um dos protagonistas da saga, é interpretado por Sean Bean, o Boromir de Senhor dos Aneis, a Sociedade do Anel.

Sean Bean

Concluindo, meus queridos leitores, se ainda não viram nada, aconselho a seguir meu caminho. Leiam o livro e assistam a série. Ressalto que estou falando do primeiro volume e a respectiva primeira temporada da série. Não sei se as características que me entusiasmaram até então, continuarão nos próximos volumes e temporadas da série.

Quem leu e ainda não assistiu, façam sem medo de se decepcionarem. Aliás tanto os livros como a série, são ótimos presentes de fim de ano. E quem já assistiu, pega o livro, acho que não terá o mesmo impacto, mas vale a pena também!

Related posts:

Deixe seu comentário
Tags:
1 Comentários
Copyright © 2012 TocaDoNerd.com.br - Blog Nerd